A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que será realizado um procedimento de exumação de restos mortais no Cemitério Paroquial São Gabriel da Virgem Dolorosa.

A medida se faz necessária devido à demanda reprimida para novas concessões de auxílio-funeral, uma vez que os jazigos e gavetas disponibilizados pelo município já ultrapassaram o prazo legal de uso.

A iniciativa segue a legislação vigente e tem como objetivo garantir que mais famílias possam acessar o benefício do auxílio-funeral, que inclui a disponibilização de urna fúnebre e sepultamento temporário.

De acordo com a legislação municipal, após o período determinado, cabe aos familiares providenciar a destinação final dos restos mortais.

Dessa forma, os familiares de entes sepultados no local devem comparecer à Prefeitura para manifestar interesse na retirada dos restos mortais e providenciar o translado e novo sepultamento por conta própria.

O prazo para essa solicitação é de 30 dias a partir da publicação do edital. O procedimento pode ser realizado por meio de um requerimento junto ao departamento de Protocolo da Prefeitura Sede ou Regionais.

Caso não haja manifestação dentro do prazo estabelecido, a Prefeitura, por meio da equipe técnica da administração do cemitério, realizará a exumação e o translado dos restos mortais para uma nova gaveta, onde permanecerão por 12 meses.

Após esse período, se os familiares não tiverem feito a retirada, as ossadas serão consideradas abandonadas.

A Prefeitura de Colombo reforça a importância desse procedimento para garantir o bom funcionamento do auxílio-funeral e atender às famílias que necessitam do serviço.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social.