O evento reuniu servidores para discutir inovação, modernização e uso de IA na gestão pública com o objetivo de tornar os atendimentos aos munícipes mais ágeis e transparentes

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Colombo, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento, Inovação e Tecnologia e a Escola de Gestão Pública, promoveu o seminário “Inteligência Artificial – Transformação Digital e Modernização no Setor Público”. O evento, que contou com a presença do Prefeito Helder Lazarotto e do secretário da pasta Ademir Garcia, aconteceu no UniBrasil Centro Universitário, em Curitiba, e teve como público-alvo os servidores municipais.

Para fortalecer a cultura de inovação entre os servidores e demonstrar o impacto positivo da tecnologia na administração pública, o seminário abordou temas como comportamento inovador, barreiras e oportunidades para a modernização dos serviços e o papel do servidor como agente de mudança.

Mais sobre a programação:

A programação do evento contou com duas palestras principais. A primeira, ministrada pelo secretário de Inovação e Inteligência Artificial Alex Canziani e pelo coordenador de Políticas e Programas de Transformação Digital da pasta José Eduardo Padilha, abordou o papel estratégico da Inteligência Artificial (IA), destacando a formulação de políticas públicas baseadas em dados. O conteúdo trouxe uma análise sobre o panorama legal da IA no Brasil, com destaque para a LGPD e o Projeto de Lei 2338/2023, que propõe diretrizes para governança, responsabilidade e transparência nesses sistemas. A palestra reforçou que o uso ético e eficaz da IA depende da combinação entre legislação sólida, políticas públicas estruturadas e capacitação contínua dos agentes públicos.

Na sequência, André Gustavo – representante da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – apresentou iniciativas de transformação digital no setor público com foco em inovação, acessibilidade e eficiência. A empresa destacou cinco pilares que orientam sua atuação: mercado, futuro, segurança, cultura e gestão. Também foram abordadas ações voltadas à regulamentação da IA e à criação de áreas estratégicas de dados para aprimorar as políticas públicas. A apresentação reforçou como a tecnologia pode tornar o serviço público mais simples, intuitivo e centrado nas necessidades da população.

Além do conteúdo técnico, o seminário também contou com a ação solidária em que os participantes foram convidados a doar brinquedos novos, que serão destinados para crianças do município.