O projeto busca garantir que todas as decisões da administração estejam sempre dentro da legalidade, proporcionando mais transparência e segurança jurídica

A Prefeitura de Colombo deu início, na manhã desta sexta-feira (04), ao Programa Procuradoria Itinerante, um projeto inovador que tem como objetivo levar apoio jurídico direto e constante às Secretarias Municipais. A primeira etapa da iniciativa aconteceu na Secretaria Municipal de Urbanismo e contou com a presença da Procuradora-Geral, Dra. Greice Bodziak, acompanhada de sua equipe, do Secretário da pasta, Igor Macedo, com a equipe técnica, além do Secretário de Governo e interinamente de Trânsito e Ordem Pública, Professor Alcione.

“A iniciativa representa mais um passo da gestão municipal para garantir eficiência, transparência e segurança jurídica, fortalecendo a governança e aproximando a administração pública da população”, disse o Professor Alcione.

A Procuradoria Itinerante foi criada para auxiliar na organização e no fortalecimento dos setores municipais, oferecendo suporte jurídico em questões como contratos, licitações e políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Além disso, o projeto busca garantir que todas as decisões da administração estejam sempre dentro da legalidade, proporcionando mais transparência e segurança jurídica.

Urbanismo foi a primeira secretaria a receber a iniciativa

A escolha da Secretaria Municipal de Urbanismo para a abertura do programa foi estratégica, considerando o papel fundamental da pasta no desenvolvimento organizado da cidade. O Secretário Igor Macedo destacou a importância dessa parceria e reforçou que o programa vem para agilizar processos e garantir segurança jurídica às ações do município.

“Estamos caminhando juntos para fortalecer o trabalho da administração, sempre seguindo os direcionamentos da gestão. Contamos com técnicos altamente competentes para atender o público, os empresários e todos que precisam dos serviços da secretaria”, afirmou.

Procuradoria: o coração da administração

Para o Secretário de Governo e de Trânsito e Ordem Pública (interinamente), Professor Alcione, a criação do programa representa um avanço significativo na desburocratização e na humanização dos atendimentos, garantindo mais agilidade nos processos internos.

“A Procuradoria é o coração da administração. Ter essa visão e estar presente nas secretarias é fundamental para apoiar o trabalho diário das equipes, destravar demandas e orientar sobre os melhores caminhos. Essa iniciativa fortalece o diálogo e aproxima ainda mais a Prefeitura da população”, destacou.

Mais proximidade e eficiência

A Procuradora-Geral, Dra. Greice Bodziak, reforçou que o objetivo do programa é estreitar laços entre a Procuradoria e as secretarias, permitindo que os advogados municipais estejam mais próximos das demandas do dia a dia.

“A proposta é justamente essa: estar junto das secretarias, compreender as necessidades e oferecer suporte jurídico de forma dinâmica e eficiente. Urbanismo foi a primeira pasta escolhida, e temos visto o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado. Nosso compromisso é garantir que todos os setores da Prefeitura tenham um suporte jurídico ágil, sem burocracia excessiva, mas sempre respeitando o rigor da lei”, afirmou.