Evento foi um marco na luta por equidade racial e de gênero, além de reforçar o compromisso da Prefeitura em promover justiça social
No último sábado (26), a Biblioteca Pública do município se transformou em um espaço de acolhimento e escuta com a realização do 1º Encontro de Mulheres Negras de Colombo. O evento inédito celebrou a força das mulheres negras e marcou um importante passo para a construção de uma rede de apoio, valorização da cultura afro-brasileira e enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
O encontro, coordenado pela Secretaria de Cultura e Igualdade Racial, faz parte das celebrações do Julho das Pretas. A ação reuniu lideranças da cidade, representantes de projetos sociais e mulheres com diferentes vivências para partilhar experiências, refletir sobre a identidade racial e fortalecer laços.
Durante o evento, também foi formado o Grupo de Mulheres Negras de Colombo. “Nosso objetivo é ampliar a voz dessas mulheres, dar visibilidade às suas lutas e fomentar ações de valorização da cultura negra no município”, destacou a diretora de Igualdade Racial, Sara Regina da Silva.
A realização contou com o apoio da Rede de Mulheres Negras do Paraná, da PLPs Perifas Colombo, Projeto Ubuntu: Educação e Cultura Negra no Paraná e do Grupo Coradin. O evento também contou com a presença e o apoio da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto.