Na manhã desta sexta-feira (13/06), a cidade de Colombo deu um importante passo rumo à construção coletiva de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero.
A Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres foi idealizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos, organizada pela Escola de Gestão Pública e reuniu cerca de 40 servidoras públicas de diferentes pastas, que participaram ativamente do diálogo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no serviço público e na sociedade.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da nova agência do Sicredi Guaraituba e teve como objetivo principal preparar as participantes para a Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, promovendo um espaço de escuta, reflexão e construção de propostas que serão levadas à etapa municipal.
Durante a atividade, foram discutidos temas fundamentais como violência contra a mulher, saúde integral, autonomia econômica, igualdade no ambiente de trabalho, representatividade e participação política.
Além de fortalecer o protagonismo feminino dentro da administração pública, a pré-conferência reafirma o compromisso do município com a escuta democrática e com a promoção de políticas que garantam os direitos das mulheres em sua pluralidade e diversidade.
A iniciativa foi conduzida em clima de acolhimento e respeito, reafirmando a importância da mobilização das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violências.
O Sicredi Campos Gerais e a agência Colombo Guaraituba por meio do gerente da agência Gustavo Noda, expressa sua satisfação em ter apoiado esta importante iniciativa, a primeira conferência de direitos das mulheres de Colombo, organizado pela Escola de Gestão Pública. Segundo o gerente, é motivo de orgulho para o Sicredi poder contribuir com ações que promovem o fortalecimento da cidadania e a valorização dos direitos das mulheres no município de Colombo.
Elisangela Hahn, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres destacou que este foi um momento histórico para o Município de Colombo, fruto das lutas de muitas mulheres que vieram antes de nós e de todas as envolvidas. Ela também ressaltou a importância desses espaços de controle social para a construção de políticas públicas alinhadas à realidade das mulheres e que respondam de forma efetiva às suas necessidades.
Parcerias como essa reforçam o compromisso conjunto com a construção de uma sociedade mais justa, participativa e igualitária.
Nossos mais sinceros agradecimentos a todas/os as/os envolvidas/os.