Recentemente, na base de cultivo de peônias da vila de Wangtun, no distrito de Zhengying, município de Juancheng, província de Shandong, o som das máquinas e a movimentação intensa das pessoas se misturam. Raízes de peônia, robustas e bem desenvolvidas, rompem a terra, compondo um quadro vivo de colheita abundante. O responsável Du Changjing, um especialista local que trabalha com plantas medicinais há mais de 30 anos, lidera os moradores para aproveitar o período ideal de colheita. A base de mais de 200 mu (aproximadamente 13,33 hectares) que ele administra não apenas garante a comercialização dos produtos por meio do modelo de encomendas, como também já no terceiro ano obteve retorno parcial com a colheita das sementes de peônia, permitindo que, ao longo do ciclo de crescimento de uma cultura de longo prazo, em que “as raízes só aparecem após cinco anos”, os benefícios econômicos sejam liberados de forma contínua.
A base gera emprego fixo para mais de 30 moradores locais ao longo do ano e, durante a temporada de colheita, oferece mais de 200 postos de trabalho, permitindo que mulheres e idosos que permanecem na aldeia aumentem sua renda familiar. Quando chega a primavera e as flores desabrocham, o local se transforma em um mar de flores, atraindo um fluxo constante de visitantes e tornando-se um cartão-postal vibrante do turismo rural, concretizando de fato a integração entre beleza e prosperidade — apreciar flores na primavera, colher plantas medicinais no outono.
A história da peônia em Wangtun é um retrato vivo do vigoroso desenvolvimento da indústria de plantas medicinais em Juancheng. Nos últimos anos, o município tem como meta a construção de um cluster industrial característico de plantas medicinais, promovendo simultaneamente a expansão da escala e o aumento da eficiência do setor. Em 2025, o volume de negócios do mercado local de plantas medicinais ultrapassou 11,5 bilhões de yuans, enquanto a área total de cultivo cresceu de forma constante para 150 mil mu (10.000 Hectares), abrangendo mais de 30 variedades, como peônia arbórea e peônia herbácea, com avanços significativos em plantio em escala e padronizado. Para consolidar a base industrial, Juancheng não apenas organiza especialistas agrícolas para orientação técnica no campo, como também promove ativamente seguros para o cultivo de plantas medicinais, oferecendo um salvaguardo contra riscos aos agricultores.
No que diz respeito à extensão da cadeia produtiva e à ativação do mercado, Juancheng também tem intensificado suas ações. Atualmente, o parque industrial de plantas medicinais do município abriga 46 empresas, e uma série de projetos-chave, como o projeto de alimento e medicamento da mesma origem, com investimento de 120 milhões de yuans da empresa Jiangsu Chanbaiwei, avança em ritmo acelerado. Por meio de iniciativas proativas de exportação com ações de captação direcionada em locais como Bozhou (Anhui) e Zhangshu (Jiangxi), e de importar diversos projetos de produção e processamento, a cadeia industrial vem se expandindo para áreas de processamento profundo, como fatias de medicamentos chineses, equipamentos médicos e alimentos funcionais. Paralelamente, a infraestrutura do parque segue sendo otimizada, com a instalação de semáforos, a extensão de linhas de ônibus e a implementação de ações integradas de gestão ambiental, medidas que aprimoram continuamente o ambiente de negócios e elevam a capacidade de suporte e a atratividade do Mercado de Plantas Medicinais de Shunwangcheng. Ao coorganizar fóruns relacionados ao Congresso Mundial da Peônia e participar de grandes feiras nacionais do setor farmacêutico, a notoriedade e a influência da marca Shunwangcheng vêm crescendo de forma constante.
Olhando para o futuro, Juancheng possui um planejamento claro para o desenvolvimento da indústria de plantas medicinais. Diante de desafios como a insuficiente escala de cultivo, a escassez de empresas líderes, as lacunas em processamento de maior valor agregado e a defasagem na capacidade de inspeção e testes, em 2026 o município dará ênfase à implementação de um projeto de fortalecimento de marcas de plantas medicinais autênticas. Com base no modelo “empresa líder + cooperativa + base + agricultores”, serão criadas zonas de cultivo de plantas medicinais características, tendo como núcleo distritos e vilas como Penglou, Yanshi e Linbu, além da exploração de modelos como o consórcio entre grãos e plantas medicinais para aliviar o conflito pelo uso da terra agrícola. Ao mesmo tempo, serão inovados os mecanismos de atração de investimentos, com foco na introdução de projetos de alto valor agregado, como produtos de saúde à base de plantas medicinais e itens de uso diário, bem como no avanço integral da construção de um centro de inspeção e testes de plantas medicinais de alto padrão no mercado de Shunwangcheng, solucionando gargalos como os altos custos e o longo tempo de testes externos enfrentados pelas empresas.
Por meio do aprofundamento da reforma dos serviços em toda a cadeia produtiva e da construção de uma relação transparente e saudável entre governo e empresas, Juancheng se empenha em promover a modernização integral da indústria de plantas medicinais — do cultivo ao processamento, da comercialização à pesquisa e desenvolvimento — permitindo que essa antiga “flor da riqueza e da nobreza” continue a injetar um forte impulso industrial na revitalização rural, conectando a beleza ecológica à prosperidade da população em uma visão compartilhada de duplo bem-estar.

