Conselheiros participam de um momento importante para o futuro da política de segurança alimentar em Colombo
Na 6ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), realizada na última sexta-feira (25), foi aberta oficialmente a oportunidade para a formação de chapas à presidência e vice-presidência do Conselho do próximo biênio. Apenas uma chapa foi inscrita e, após votação, foi eleita com a seguinte configuração:
• Presidente: Elci Pereira Marques, representante titular da Associação dos Autistas de Colombo (AAC);
• Vice-Presidente: Maria Luciana Campano, representante titular da Associação Vila Zumbi.
Durante o encontro, realizado na Secretaria de Planejamento, Inovação e Tecnologia, também foi apresentado ao COMSEA o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), previamente elaborado e aprovado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Colombo (CAISAN).
Após análise, o Conselho aprovou o plano, que agora segue para o Gabinete do Prefeito de Colombo, que analisará o conteúdo para que seja sancionado e publicado. O PLAMSAN tem como pressupostos as contribuições resultantes das propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizadas no município no ano de 2023.
O plano, estratégico e prático, tem como objetivo apresentar o planejamento governamental de ações e políticas públicas de SAN a serem realizadas no município para os próximos anos, visando a garantia do direito humano à alimentação adequada. Sua aprovação representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao segmento.