Maior renovação da frota da Região Metropolitana de Curitiba traz mais conforto, segurança e qualidade para milhares de colombenses
O transporte público da Região Metropolitana de Curitiba acaba de dar um salto de qualidade com a entrega de 115 ônibus zero quilômetro, nesta terça-feira (25). A renovação histórica beneficia diretamente os moradores de Colombo, que recebe 46 dos novos veículos, representando um importante avanço na mobilidade urbana local.
A iniciativa faz parte do maior processo de renovação da frota metropolitana já realizado e antecede a licitação definitiva do transporte coletivo. O investimento de R$ 126 milhões foi feito pelas empresas operadoras do sistema, em acordo com a Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), o Ministério Público e o Poder Judiciário, garantindo modernização imediata sem prejuízo ao andamento legal.
Para o prefeito de Colombo e presidente da Assomec, Helder Lazarotto, a entrega marca uma nova etapa para o transporte regional.
“É um novo momento. A chegada desses veículos já eleva o nível do serviço. Enquanto o Estado trabalha na licitação do sistema, os usuários de Colombo passam a contar com mais conforto, segurança e qualidade”, destacou.
O reforço é ainda mais significativo considerando a importância de Colombo dentro da mobilidade metropolitana. Diariamente, cerca de 400 mil pessoas utilizam o transporte coletivo da Grande Curitiba. A nova frota representa aproximadamente 15% da renovação total, com veículos modernos, acessíveis e adequados a diferentes operações, como articulados, ligeirinhos e modelos multimodais.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior também ressaltou o impacto direto para os usuários.
“Temos a maior integração do transporte público do País. Agora, com novos veículos, garantimos conforto e eficiência à população ao mesmo tempo em que avançamos para solucionar um problema de 40 anos sem licitação”, afirmou.