Além de aprofundar temas como medidas protetivas, acolhimento institucional e familiar, e prazos legais, o workshop destacou a responsabilidade compartilhada por toda a população para que o sonho da adoção seja sempre um caminho de esperança e transformação.

Em Colombo, cada criança é um sonho, uma esperança e um compromisso de todos nós. Foi com esse sentimento que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Escola de Gestão Pública, promoveu o workshop “Adoção na Prática: Desafios e Responsabilidades da Assistência Social”.

“Um momento de aprendizado profundo e renovação do nosso compromisso com a proteção e o cuidado das nossas crianças e adolescentes. É garantir que cada sorriso, cada abraço, seja uma vitória contra a vulnerabilidade e o abandono”, disse a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto.

Com a participação do especialista Dr. Guilherme Yanik Serpa Sá, advogado e membro fundador do grupo de apoio à adoção em Colombo, o encontro destacou os princípios essenciais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a prioridade absoluta, o melhor interesse da criança, a proteção integral e a celeridade processual.

Já a secretária destacou a importância do trabalho conjunto para garantir que nenhuma criança em Colombo fique sem o cuidado e o amor de uma família. “Em Colombo, cada criança merece crescer protegida, com dignidade e carinho. Esse workshop fortalece o nosso trabalho em construir uma Colombo mais humana e acolhedora”, enfatizou Elis.

O presidente da OAB Colombo, Dr. Lucas Henrique Estrada Martins, e todos os presentes reforçaram que o trabalho em rede — entre Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário e equipes técnicas — é a força que protege os nossos pequenos, além de garantir que eles tenham uma vida digna, segura e cheia de afeto.