O mês foi marcado por diversas ações que mobilizaram diferentes espaços da cidade
Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura celebra o encerramento oficial do Julho das Pretas, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial e de gênero.
Ao longo das últimas semanas, uma série de ações culturais, exposições e encontros mobilizaram diferentes espaços da cidade, relembre um pouquinho de cada uma delas:
Um dos destaques foi a exposição “Obirin (Mulher Yoruba)”, criada pelo artista J.C sobre shapes de skate, que aconteceu no CMEI Cora Coralina.
Outra atividade, que segue em cartaz até o dia 15 de Agosto, é o “Projeto Me Representa”. A mostra reúne bonecas confeccionadas por mulheres voluntárias que expressam a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro. A visitação acontece na Casa da Cultura (Rua XV de Novembro, 105 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A exposição “Beleza Rara”, na Biblioteca Pública Municipal, também fez parte das celebrações. As obras são fruto de uma parceria entre as artistas Franciele de Almeida e Lígia Barbosa com alunos da Escola Municipal Jardim Guarujá.
Além de tudo isso, o mês foi marcado por muita festa com a Roda de Samba dos Amigos – Edição Colombo, realizada no dia 20 de julho. Outro marco importante foi o 1º Encontro de Mulheres Negras de Colombo, que aconteceu no último dia 26.
A diretora de Igualdade Racial, Sara Regina da Silva, destacou que “Colombo tem se destacado no estado pelo no apoio ao movimento negro e também pela criação de diversas políticas culturais voltadas à igualdade racial. Essas ações geram orgulho e pertencimento, o que acaba inspirando outras cidades a investirem nesse segmento”.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Igualdade Racial, agradece a todos os envolvidos e convida a população a seguir participando das atividades em andamento.