CAEDAV oferece suporte pedagógico e social para promover autonomia, aprendizagem e participação plena

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado em 10 de novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, destaca o trabalho do CAEDAV – Centro de Atendimento Especializado nas Áreas de Deficiência Auditiva e Visual.

A unidade é referência no município para atendimento educacional e social de pessoas com deficiência, fortalecendo políticas públicas de inclusão e acessibilidade. O objetivo é levar acesso à educação de qualidade e condições reais de desenvolvimento para cada estudante, respeitando suas necessidades e potencialidades.

“Nosso trabalho é apoiar cada aluno, respeitando suas especificidades, para que desenvolva autonomia e participe plenamente da sociedade”, afirma a Secretária de Educação, Luciane Dala Valle.

Localizado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, o CAEDAV atende 45 pessoas, entre estudantes da rede municipal e moradores, incluindo adultos e idosos.

O espaço oferece atendimento individualizado, recursos pedagógicos específicos e suporte para que os usuários tenham acesso à educação regular, com acompanhamento especializado.


Atendimento especializado e autonomia

O CAEDAV disponibiliza uma série de serviços que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo dos alunos, entre eles:

  • Práticas educativas auditivas e visuais
  • Estimulação visual
  • Ensino de Braille e Sorobã
  • Informática acessível
  • Orientação e mobilidade
  • Atividades de vida autônoma e social
  • Aulas com instrutor de Libras
  • Produção de materiais ampliados e transcrição em Braille

“Essas ações fazem parte da política de inclusão do município e refletem nosso compromisso com atendimento qualificado, acesso à informação e mais oportunidades para todos”, completa a secretária.


História e referência em inclusão

Criado em 1986 com foco na deficiência visual, o CAEDAV ampliou sua atuação em 2005 para atender também pessoas com deficiência auditiva. Desde então, tornou-se o único centro público municipal especializado na área em Colombo, consolidando-se como referência em educação inclusiva, promoção da autonomia e integração social.