As ações reforçam o compromisso da Prefeitura em valorizar a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial e de gênero

Durante o mês de julho, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, promove uma série de atividades culturais em celebração ao Julho das Pretas.

Entre as ações, está a mostra de arte “Obirin (Mulher Yoruba)”, que acontece durante todo o mês no CMEI Cora Coralina (Rua João D’Agostin, 1063 – Maracanã). As obras, assinadas pelo artista do graffiti J.C, foram criadas sobre shapes de skate e retratam, com potência visual e simbólica, a força da mulher negra. Vale destacar que é possível visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Outro destaque da programação é a exposição do “Projeto Me Representa”, que será realizada de 09 a 15 de julho, na Casa da Cultura (Rua XV de Novembro, 105 – Centro). O projeto, criado por mulheres voluntárias, tem como objetivo confeccionar bonecas que representam a diversidade étnica e cultural da população. A abertura oficial acontece no dia 09, às 18h30, e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A agenda do Julho das Pretas também inclui momentos de confraternização e celebração! A Roda de Samba dos Amigos – Edição Colombo acontece no dia 20 de julho, a partir das 14h, na Recapadora Trevo (Av. Marginal José de Anchieta, 1300 – Guarani). A iniciativa proporcionará uma tarde com muita música boa.

Entre os dias 20 de junho e 30 de julho, a Biblioteca Pública Municipal (Rua Zacarias de Paula Xavier, 408 – Centro) recebe a exposição “Beleza Rara”, com obras produzidas por Franciele de Almeida e Lígia Barbosa em parceria com os alunos da Escola Municipal Jardim Guarujá. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Encerrando a programação, no dia 26 de julho, às 14h, será realizado o 1º Encontro de Mulheres Negras de Colombo, também na Biblioteca Pública. Durante o evento será organizado o grupo oficial de mulheres negras do município, com o objetivo de fortalecer a identidade, combater o racismo e o sexismo, criar uma rede de apoio e valorizar a cultura afro-brasileira.

As ações do Julho das Pretas reforçam o compromisso da Prefeitura de Colombo em valorizar a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial e de gênero. A programação é gratuita e aberta ao público. Todos estão convidados a participar!

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial pelo telefone (41) 3656-8041.