Entre janeiro e junho de 2025, os números comprovam o impacto dessa nova abordagem
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu no primeiro semestre de 2025 um avanço inédito na estrutura e cobertura do Cadastro Único, ferramenta fundamental para o acesso da população a programas sociais.
A transformação no atendimento foi conduzida pela primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, com foco em descentralização, humanização e presença ativa nos bairros.
“Investir em estrutura, equipe e presença é investir na dignidade das pessoas. Estamos cuidando de quem mais precisa, com responsabilidade e coração”, afirma Elis Lazarotto.
Estrutura reforçada e atendimento nos bairros
Pela primeira vez na história do município, foram contratados nove operadores e dois visitadores sociais exclusivamente para atuação no Cadastro Único.
Além disso, a Prefeitura destinou três veículos exclusivos, que passaram a atender a população diariamente em visitas domiciliares planejadas.
A iniciativa permitiu a criação de três frentes fixas de atendimento itinerante, formadas por motoristas, operadores e cadastradores, com o objetivo de levar a política pública até a porta das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Entre janeiro e junho de 2025, os números comprovam o impacto dessa nova abordagem:
- 2.682 visitas domiciliares realizadas
- 2.144 atualizações cadastrais feitas diretamente nos lares
- 6.108 atualizações feitas nos Centros de Referência e postos de atendimento
Mais do que ampliar números, a nova estrutura valoriza o acolhimento, a escuta e o cuidado com as pessoas.
O Cadastro Único em Colombo passou a ser mais próximo, mais acessível e, sobretudo, mais eficiente para quem mais precisa.
“Estamos falando de gente. De famílias que precisam ser enxergadas com urgência, respeito e empatia”, reforça Elis Lazarotto.