Na última semana, em visita ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo os autores Mara Francieli Motin, Diego Gabardo e Fábio Machioski entregaram oficialmente a mais recente produção literária produzida com os olhos voltados à imigração italiana, principal corrente imigratória na cidade de Colombo, que inclusive deu origem ao Município.
O livro Imigração Vêneta, Cultura e Língua Herança – O Talian em Colombo – Paraná resulta da somatória de esforços realizados entre a academia e a comunidade colombense que segundo os autores tem uma abordagem multidisciplinar, que perpassa a História, a Educação, a Antropologia e a Linguística, com o intuito de trazer dados de pesquisas mais recentes sobre a imigração italiana que aqui ocorreu no final do século XIX.
Com ênfase se na análise do Talian aqui falado que é uma língua considerada referência cultural brasileira e da qual Colombo é a capital no estado do Paraná.
Produzido no ano de 2023 por professores e pesquisadores acadêmicos, a maioria deles são colombenses, teve o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Para a diretora de Cultura Marinei Vidolin, Colombo é uma cidade diversa, com múltiplas culturas, por isso, é tão importante novas pesquisas segmentadas e as atualizações, para que não se perca a história e continue sendo preservada a memória.
Os autores realizaram também a entrega de exemplares suficientes para todas as escolas e bibliotecas do município com o objetivo de garantir aos colombenses o amplo acesso aos conteúdos produzidos. Em tempo, Karine Marielly Rocha Cunha, que não participou da entrega, também é autora do Livro.