Nesta terça-feira (18/11), a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Escola de Gestão Pública, e em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou o 1º Encontro PLANSAN — um momento dedicado a fortalecer e qualificar as ações que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada em nosso município.

Comemoramos, com alegria e responsabilidade, um marco histórico: a aprovação do primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), em outubro de 2025. Um documento estruturante que guia decisões, direciona políticas públicas e reafirma nosso compromisso com uma cidade mais justa, saudável, solidária e inclusiva.

O encontro contou com a participação especial de Anatolli Brusamolin e Dayane Brandes, nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que trouxeram uma palestra rica, inspiradora e necessária sobre Segurança Alimentar e Nutricional — tema que impacta diretamente a vida de todas as famílias colombenses.

Nossa gratidão à Agência Sicredi Guaraituba, representada pelo gerente geral Gustavo, por nos acolher e apoiar esse encontro tão significativo para a gestão pública municipal.

“Cuidar das pessoas também é garantir alimento, dignidade e oportunidades. Colombo vive mais um capítulo na construção de políticas que cuidam de pessoas e estamos honrados em fazer parte desse momento!” ressaltou Prof Valdinéa Souza, diretora EGP

⚠️ Serviço
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Colombo – COMSEA é formado pelas seguintes entidades civis: Conselho Municipal de Saúde; Associação dos Autistas de Colombo – AAC; Associação de Moradores do Monte Castelo; Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo – COOACOL; Irmandade Evangélica Betânia; Associação Vinde Semear; Associação Vila Zumbi; Sociedade Crescer; Pastoral da Criança; Associação dos Moradores Georgina e Ana Rosa I e II; Associação Paranaense de Orientação Integração e Ofícios; Federação das Mulheres do Paraná; e Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Colombo – SISMUCOL; e pelas seguintes entidades governamentais: Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Planejamento, Inovação e Tecnologia e Secretaria de Saúde.

Nutricionistas de carreira da Prefeitura que colaboraram ativamente, em colaboração com a CAISAN, para que o Plano de Segurança Alimentar tenha se tornado uma realidade: Leonor Rabelo de Andrade e Luiza Buzatto Schemiko (Secretaria de Educação), Bianca Aquino e Daniele Ferreira (Secretaria de Assistência Social), Isabele Vicente de Brito e Josiane Tiborski Cesar (Secretaria de Saúde)