A manhã desta quarta-feira (19/11) foi marcada por reflexão, sensibilização e fortalecimento de políticas públicas com a realização do Protagonismo Negro, promovido pela Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Escola de Gestão Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial e com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O encontro nasce do compromisso assumido pelo município ao integrar o projeto “Municípios Antirracistas”, iniciativa do Ministério Público do Paraná em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que reúne 29 cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Colombo, ao assinar o termo de adesão, reafirma sua responsabilidade em construir políticas públicas que enfrentem o racismo estrutural e promovam equidade, dignidade e pertencimento.
Municípios antirracistas reconhecem o impacto histórico do racismo e atuam de forma intencional na superação das desigualdades, por meio de ações intersetoriais, formação continuada, participação social e garantia de direitos. Construir um município antirracista é transformar estruturas, ampliar oportunidades e valorizar identidades — compromisso que guiou cada parte desta programação.
O encontro que aconteceu no Hotel Estância Betânia, iniciou com um gostoso café da manhã, seguido do Momento Cultural apresentado por Lucas Francisco (Banda Matula), cuja musicalidade trouxe arte, sensibilidade e expressão ao ambiente. A Escola de Gestão Pública agradece pela presença e pela riqueza desse momento.
Estiveram presentes diversas autoridades que fortalecem esse movimento de promoção da igualdade racial em Colombo:
• Vereadores Ademar Costa, Ney Marcelino e Maicon Martins
• Secretária Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Marinei Vidolin
• Secretária Municipal de Educação, Luciane Dala Valle
* Secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Osmair Possebam
* Secretária Interina de Assistência Social Daniele Belo Rodrigues
• Diretora do Departamento de Igualdade Racial e Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sara Regina da Silva
• Diretora da Escola de Gestão Pública, Professora Valdinéa Souza
* Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Elisangela Hahn dos Santos
• Representante da OAB Colombo, Dr. Elias França
* Representante do Conselho Tutelar, Marciano de Oliveira Rolim
* Representante SENAC, Luiz Henrique
* Representante SICREDI, Tiago Santos
A programação seguiu com a inspiradora palestra de Simoní Silveira, arquiteta, educadora e especialista em desenvolvimento humano, reconhecida por integrar saberes sobre espaços, comportamento e formas de habitar. Sua fala trouxe reflexões profundas sobre pertencimento, identidade e construção de ambientes mais humanos e inclusivos.
Em seguida, o encontro avançou para um momento de diálogo coletivo com o Talkshow Protagonismo Negro, mediado pela Secretária Marinei Vidolin. Compuseram essa roda de conversa:
• Sara Regina da Silva
Diretora de Igualdade Racial, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, militante do Movimento Negro e servidora municipal há mais de 30 anos.
• Anderson Prego
Funcionário de escola, educador antirracista, capoeirista e especialista em políticas públicas.
• Dra. Priscila Franco
Advogada, especialista em Direito do Trabalho, Direito de Família e Sucessões, com trajetória marcada pela defesa de direitos fundamentais.
• Aloisio Nascimento
Líder social e político, professor e especialista em sociologia política, administração pública e políticas sociais.
A presença e a trajetória de cada convidado contribuíram para um debate potente, sensível e transformador, reafirmando que a luta contra o racismo é coletiva, contínua e essencial para que Colombo avance como uma cidade mais justa e igualitária.
“A Escola de Gestão Pública cumpre a cada dia sua missão junto a formação de servidores e o fortalecimento de políticas públicas que promovam direitos, reconhecimento e equidade racial. Estamos há 5 anos construindo caminhos para uma gestão que acolhe, respeita e valoriza todas as pessoas!” destacou a Prof Valdinéa Souza, diretora EGP
Agradecemos a presença dos servidores, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e convidados que se reuniram para fortalecer este movimento de reconhecimento e valorização da identidade negra na gestão pública e na sociedade colombense, bem como a SICREDI e o SENAC por acreditar no trabalho desenvolvido pela EGP e apoiar o Protagonismo Negro.